De haicais sobre um gato do Japão até poemas narrativos sobre a luta dos povos indígenas no Brasil, confira as indicações e descubra novos caminhos para se encantar com a leitura em versos
Retorno ao ventre
Escritor, poeta e doutorando em Estudos Literários, Jr. Bellé construiu uma poesia narrativa para falar sobre a luta dos povos indígenas no Sul do país e ressaltar a importância da resistência das populações originárias. A obra, que iniciou após o autor conhecer o passado da própria família, resulta de um extenso trabalho de pesquisa documental, principalmente sobre a história do Paraná. Bilíngue, o livro foi traduzido para o kaingang pelo professor André Caetano, liderança da Terra Indígena Serrinha, no Rio Grande do Sul.
(Autor: Jr. Bellé | Onde encontrar: Editora Elefante)
Um gato em Tóquio
Uma cidade, muitas histórias: neste livro, um gato misterioso entrelaça o destino de diferentes pessoas pelas ruas de Tóquio, em um retrato imersivo e sensível do Japão. Ao mesclar as tristezas do cotidiano à magia felina, Nick Bradley faz os leitores refletirem sobre como as conexões humanas construídas ao longo do caminho são o verdadeiro sentido da vida. Em uma prosa que mistura romance com coletânea de contos, o autor também intercala poemas japoneses (haicais) para tornar a leitura ainda mais transformadora.
(Autor: Nick Bradley | Onde encontrar: Amazon)
Minha mão na sua boca e um verso sobre o amor
Elisa Marques reúne 78 poemas sobre um dos temas mais universais da humanidade: o amor. Entre ficção e realidade, a obra é dividida em capítulos que atravessam as diferentes fases de um relacionamento, desde os intensos e felizes começos até às frustrações e expectativas não correspondidas. A escritora utiliza esta linha narrativa para navegar por experiências amorosas que iniciam com a inocência da amante e reverberam em um amadurecimento pessoal.
(Autora: Elisa Marques | Onde encontrar: Amazon)
Acasos, cascas e camadas
Entre contos e poemas, Lorena Nery perpassa os distintos momentos do amadurecimento feminino ao retratar as relações interpessoais, a necessidade de se desvincular das dores do passado e a aceitação da constante transformação da vida. Os textos são um convite para as leitoras lutarem contra as violências e os abusos diários enfrentados na contemporaneidade com o objetivo de auxiliá-las a encontrarem a verdadeira essência.
(Autora: Lorena Nery | Onde encontrar: Amazon)
Cancelas do tempo
Nascido em Natal, Walter Medeiros morou em vários lugares do Nordeste durante a infância. Cresceu, voltou para a cidade de nascença, firmou-se na profissão de jornalista, casou-se, teve filhos e netos e colecionou outras infinitas experiências nos mais de 70 anos de vida. Um recorte dessas vivências está no livro Cancelas do tempo, em que retrata momentos importantes da trajetória, como a infância em Mata Grande, no interior de Alagoas – cidade onde o pai de Lampião morreu -, as diversas viagens para a Europa e os sentimentos vividos pelo amor.
(Autor: Walter Medeiros | Onde encontrar: Amazon)
Bichos de A a Z
Este é um conjunto de poemas escrito pelo cordelista George Gimenes para aumentar o vocabulário das crianças e incentivar o contato delas com a fauna. Entre as páginas, apoiadas por ilustrações divertidas e coloridas de animais, ele desafia os pequenos a descobrirem os bichinhos a partir da descrição rimada. Além dos textos, há espaços para os leitores construírem os próprios versos e um breve dicionário com explicações de termos que podem ser desconhecidos para a faixa etária da primeira infância.
(Autor: George Gimenes | Onde encontrar: Amazon)
Rebento
A poeta carioca Fernanda Oliveira emprega toda a potência de sua voz artística para promover reflexões universais que almejam plantar sementes de esperança nos leitores. A obra reúne 39 poemas inspirados pela vida e as emoções, por vezes contraditórias, que ela proporciona. O intuito é promover sentimentos positivos que germinarão com o compromisso de florescer e frutificar, assim como lindos carvalhos que um dia foram grãos.
(Autora: Fernanda Oliveira | Onde encontrar: Amazon)
Nebulosas
Para os amantes dos clássicos, a nova edição do livro de Narcisa Amália traz os textos originais em versão integral, acompanhados de notas dela própria. Em 44 poemas, a autora transita pelos temas mulher, natureza e crítica social abolicionista. A escrita de Narcisa foi elogiada por figuras ilustres como Machado de Assis e o imperador Dom Pedro II.
(Autora: Narcisa Amália | Onde encontrar: Amazon)