Olá amores, tudo bem?
Chegou mais um livro da Vida & Consciência por aqui, e é claro que já fui correndo ler, para trazer a resenha para vocês!
Maria do Rosário
Autor: Thiago Trindade
Páginas: 192
Editora: Vida & Consciência
Onde comprar: Amazon
Nota:
*Livro cedido em parceria pela editora
SINOPSE:Maria do Rosário, a protagonista, é uma escrava de beleza singular, que transformou a fazenda Santa Maria, uma terra de lágrimas, estéril de bons sentimentos e seca de compaixão, em um campo de resiliência e fé. Neste romance repleto de ensinamentos do Cristo, você entenderá que a vida — ainda que árdua sob nossa ótica limitada — nos traz preciosas lições de humildade, transformando, ao longo do nosso caminho, espinhos em flores.
Maria do Rosário, que antes tinha o nome de Kuetami, viu sua tribo ser dizimada e com isso acabou em um navio, sendo trazida para o Brasil como escravizada. No caminho, ela acabou perdendo sua mãe e se viu sozinha ainda criança.
Ela chegou à fazenda Santa Maria e logo teve seu nome mudado. Maria foi crescendo e sua beleza atraindo todos ao seu redor. Ela passou a ser desejada por todos os homens e isso era a iminência de uma tragédia, que aconteceria cedo ou tarde.
Em meio a uma vida difícil, Maria do Rosário se agarrou à sua fé, sendo guiada para trilhar caminhos menos tortuosos.
Essa foi uma leitura que devorei. Mostrando a realidade cruel dos escravizados, Maria do Rosário se torna uma leitura impactante pelas cenas desagradáveis de digerir, mas ao mesmo tempo nos traz uma mensagem de fé e esperança.
"No fim, entenderá que seu lar é o seu coração."
Acompanhar a trajetória de Maria do Rosário é doloroso, pois acompanhamos suas perdas, seu sofrimento e cada batalha que ela tem que vivenciar no dia a dia. Ela foi tirada do seu lar quando era uma criança e chegou a um país onde não sabia o idioma. O caminho que ela percorre é sofrido, porém ela nos dá uma aula sobre manter a confiança em dias melhores. Um romance na vida dela apenas termina em mais desgraças à sua volta.
O livro também traz pequenas críticas, principalmente em relação a como os pretos eram vistos naquela época. A própria religião os excluía, achando que eles não eram dignos de bênçãos.
"Somos todos escravos. Deveríamos lutar por liberdade e não entre nós!"
Nos ensinando que devemos sempre estar à espera de dias melhores, essa é uma leitura que não é bonita, visto que as tragédias apenas se multiplicam nessas páginas.
Maria do Rosário é uma obra que de alguma forma vai conversar com o leitor e o fazer refletir!
Beijos da Lice
O livro tem uma história emocionante da Maria do Rosário, história de escravos sempre emociona, pois os negros sempre sofreram, sempre foram vítimas dos seus senhores, bjs.
ResponderExcluirÉ o estilo de livro que gosto de ler, leituras mais reais, que nos incomodam, e nos deixam reflexivos!
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirEu adorei a sugestão 🙂 amo livros com temática espírita, sempre trazem uma lição
A escravidão nós assombra até hoje , disfarçado de racismo . A história do livro é bem interessante , onde nos mostra o caminho sofrido de Maria do Rosário.
ResponderExcluirAdorei a sua resenha e ja fiquei curiosa para ler. Parece ser bem legal
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Realmente senti o impacto do assunto somente pela premissa, mas gostei também que fala da fé e esperança. Sei que com certeza terá passagens que serão difíceis de digerir e ler, mas temos que entender essa realidade. Dica mais que anotada, e ótima indicação.
ResponderExcluirBeijos
Eu já li o livro, fiquei chocada como o ser humano pode ser desumano em dados momentos, ótima indicação de livro!
ResponderExcluiresse livro é incrivel
ResponderExcluire faz a gente ver a vida com outros olhos
li e tbm recomendo
Olá?
ResponderExcluirVocÊ tem boa escrita "rápida e limpa"...fiquei curiosa, e só não vou procurar ler agora por que quando eu leio algo muito forte isso acaba mexendo comigo e me deixando mal.
Oie! Adorei a resenha! Não conhecia o autor e esse tema é muito interessante! Vou colocar o livro na minha lista. Beijos
ResponderExcluirQue resenha excelente, amei o texto e a temática. Já tinha ouvido falar do livro, mas ainda não li.
ResponderExcluir