Olá amores, tudo bem?
Neste último fim de semana na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, houve um acontecimento que causou revolta. O prefeito do Rio de Janeiro tentou censurar os livros com temática LGBTQ+ da Bienal, alegando que possuíam conteúdo impróprio para as crianças.
Esse acontecimento serviu para gerar uma união, onde todos se juntaram e lutaram pelo direito de uma literatura livre. O youtuber Felipe Neto, em protesto ao prefeito, comprou mais de 14 mil livros com a temática LGBTQ+ das grandes editoras do evento e distribuiu gratuitamente no sábado na Bienal.
Como acredito e defendo veementemente o direito de todos os cidadões, não posso ficar calada e aceitar que em pleno 2019 tenhamos censura por parte de um governo.
Sendo assim, vim indicar alguns livros com temática LGBTQ+ que já li e são maravilhosoooos! Temos que lutar pelo que acreditamos e jamais devemos aceitar a censura, por parte de quem seja.
#NÃOVAITERCENSURA #CENSURANUNCAMAIS
Com amor, Simon
Autora: Becky Albertalli
Simon é um adolescente gay, que nunca sentiu necessidade de expor a sua orientação sexual para as pessoas.
Ele vai começar a trocar e-mails com garoto misterioso com o apelido de Blue, depois que o mesmo posta um relato contando sobre a sua sexualidade.
Mas, quando alguém pega as mensagens trocadas entre Simon e Blue, e o chantageia sobre isso, as coisas mudam.
Essa é uma história leve, que mostra como a sexualidade ainda é complicada entre os adolescentes. Simon vai ter sua vida revirada por causa disso, mas vai se manter firme. É um amorzinho de livro, cheio de lições valiosas. A adaptação é igualmente boa, recomendo os dois.
Ele: Quando Ryan conheceu James
Autoras: Elle Kennedy & Sarina Bowen
Wes e Jamie se conheceram em um acampamento de hóquei e depois de um acontecimento íntimo entre eles, a amizade chegou ao fim.
Wes é gay, mas nunca assumiu sua sexualidade, já que é jogador de hóquei na liga universitária e poderia sofrer retaliação.
Jamie também é jogados e os dois vão se reencontrar quando estiverem nas fases finais do campeonato.
Só que Wes sempre foi apaixonado por Jamie e o rever vai despertar tudo de novo.
Esse livro é um dos melhores da minha vida. Sou completamente apaixonada pela história de Wes e Jamie. Os dois possuem uma química sensacional e vão passar por muitas aceitações. O livro é extremamente hot, mas tão incrível quanto.
Will & Will
Autores: John Green & David Levithan
Aqui iremos conhecer dois garotos chamados Will. Um deles é hétero e apaixonada pela amiga, Jane. Já o outro é gay e vai se apaixonar pelo amigo do outro Will, Tiny.
O livro é narrado pelos dois Wills, assim conhecemos mais de cada um e vemos como as relações vão sendo construídas.
Esse foi um dos primeiros livros com a temática LGBTQ+ que li e me apaixonei. A história tem conflitos, romances e comédia, tudo na dose certa.
É quase impossível não se apaixonar pelos dois Wills, eles roubaram meu coração. Uma obra excelente para quem buscar algo mais juvenil.
Escrito em algum lugar
Autor: Vitor Martins
Antônio e Gustavo se conheceram na fila para compra de ingressos de um trio que estava voltando a ativa depois de um tempo afastados, o Triple J.
Ambos vão engatar em uma conversa, onde descobrirão mais sobre a vida do outro e que possuem muitos pontos em comum.
Este conto é simplesmente MARAVILHOSO. O Vitor tem uma escrita leve, que permite que o leitor entre de cabeça na história e se sinta parte do enredo.
Os personagens são carismáticos, com personalidades marcadas e o plot do final é uma delícia. Um conto que ainda vou reler, com toda a certeza.
Mulheres que não sabem chorar
Autora: Lilian Farias
Neste livro iremos encontrar quatro mulheres: Olga, Marisa, Ana e Verônica. Cada uma tem um passado doloroso, cruel e que não se consegue esquecer facilmente.
Elas irão embarcar em sentimentos conflitantes e viver pela primeira vez algo que as libertará.
Essa é uma das histórias mais densas que já li, pois está repleta de dor e sofrimento.
Essas mulheres vão mostra toda a força que possuem dentro de si e nos entregar uma história linda, comovente e intensa.
Recomendo muito esta leitura, pois é incrível do começo ao fim!
Tudo que faltou acontecer
Autor: Thiago Teodósio
Henrique cresceu se questionando o porquê de ser diferente de outros meninos, já que ele sentia atração por garotos e não por garotas.
Com a descoberta da sua orientação sexual, vamos acompanhar Henri vivendo todos os conflitos da adolescência e tendo sua primeira paixão.
Este livro é verdadeiro. Henri vai passar por muitas situações que partem o coração, como o momento que se assumiu para sua família e foi renegado pelo pai. As situações presentes nesta história são intensas por serem verdadeiras, pois conseguimos ver cada uma refletida em um jovem da nossa sociedade. É um livro necessário onde entendemos a dor de quem precisa esconder quem é por medo.
Mais do que nunca precisamos ler com orgulho e espalhar a literatura para todos. Como sociedade não podemos permitir que um grupo sofra preconceito, mesmo que não façamos parte dele.
Espero que tenham gostado dessas indicações. E deixem aqui nos comentários indicações de obras com a temática LGBTQ+!
Beijos da Lice
Desejo muito ler "Com amor, Simon" e só fico enrolando. Essa obra me chamou demais a atenção pela repercussão que teve ano passado e pelas belas resenhas que li. Espero ler em breve. E as demais sugestões que nos apresentou também são excelentes. Parabéns.
ResponderExcluirLeia, pois é um amorzinho de livro. Uma leitura que vale muito a pena!
Excluiroi!
ResponderExcluirEu sou contra qualquer tipo de censura e não podemos aceitar. Estes livros são maravilhosos :)
São maravilhosos mesmo, leituras essenciais em nossa vida.
ExcluirTemos que incentivar mesmo a leitura LGBTQ+, para que mais pessoas leiam e conheçam esse tipo de literatura e para que haja menos censura ou censura nenhuma. Gostei da tua iniciativa. Beijo
ResponderExcluirSim, temos que lutar contra qualquer tipo de censura, pois é isso que irá nos tornar melhor enquanto sociedade.
ExcluirA liberdade de expressão jamais deve ser calada. Não podemos permitir esse retrocesso, os livros são ótimos.
ResponderExcluirExatamente! Devemos lutar contra qualquer retrocesso que queiram nos impor, isso é fundamental.
ExcluirNunca li nenhum desses, não curto MT Young adult, não consigo me prender
ResponderExcluirTambém sou contra a esse tipo de censura e preconceito. Foi chocante o que ocorreu em um evento literário!
ResponderExcluirDos livros citados, eu tenho muita vontade de ler Will e Will e o livro da Lilian parece ser bem interessante.
Já li Will & Will e Com Amor, Simon, achei as duas leituras maravilhosas. Fiquei triste com a censura que aconteceu na Bienal, mas foi bonito de ver os protestos contra.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
É realmente inadmissível que aconteça esse tipo de censura, mas, infelizmente, não me espanta, a sociedade está um caos! Mas seguimos lutando.
ResponderExcluirApesar de não ser um gênero que leio com frequência, sei que tem excelentes obras. Desses só li "Mulheres que não sabem chorar" e gostei bastante.
Olá Alice! Olha, nem parece que já faz uma semana que vivemos esse terror. É surreal imaginar um treco desse em pleno 2019, ainda mais em uma bienal do livro! É muito importante que nós, blogueiros literários principalmente, nos posicionarmos contra isso. Amei as indicações. Beijos
ResponderExcluirhttps://almde50tons.wordpress.com/
Inacreditável que tenhamos vivenciado este fato em pleno 2019 né? Censura pura!!! Infelizmente com o andar da carruagem não foi de todo estranho. Que como sociedade a gente consiga se unir, lutar contra todas as formas de preconceito e resistir!!!
ResponderExcluirSobre as suas indicações, adorei! Anotando todas!
Obrigada pela dica!