Olá leitores, tudo bem?
Ganhei esse thriller em um amigo secreto no fim do ano passado e desde então estava bem curiosa para conhecer a obra. E quando li, fiquei completamente apaixonada! Essa foi mais uma leitura do #AbadaLiterario.
À Beira da Loucura
Autora: B. A. Paris
Páginas: 350
Editora: Galera Record
Onde comprar: Amazon
Nota:
*Livro do acervo da blogueira
SINOPSE: Em quem mais confiar quando não se pode confiar em si mesmo? Cass está sendo consumida pela culpa desde a noite em que viu uma mulher dentro de um carro parado na estrada perto de sua casa, durante uma terrível tempestade, e tomou a decisão de não sair para ajudá-la. No dia seguinte, aquela mesma mulher foi encontrada morta naquele exato lugar. Cass tenta se convencer de que não havia nada que pudesse ter feito. E, talvez, se tivesse ido ajudá-la, poderia ela mesma estar morta agora. Mas nada disso é o suficiente para aplacar a angústia que sente, principalmente considerando o fato de que o assassinato aconteceu ali do lado, bem perto de sua casa isolada ― e que o assassino ainda está à solta. Então, depois da tragédia, Cass começa a ter lapsos de memória: não consegue se lembrar de ter encomendado um alarme para casa, não sabe onde deixou o carro, muito menos por que teria comprado um carrinho de bebê quando nem filhos tem. A única coisa que ela não consegue esquecer é Jane, a mulher que poderia ter salvado, e a culpa terrível que a corrói por dentro. Tampouco consegue esquecer as ligações silenciosas que vem recebendo, nem a sensação de que está sendo observada. Seria possível que o assassino a tivesse visto, parada no acostamento, enquanto decidia se ajudaria a mulher ou não? Será que ele está tentando assustá-la para que ela não conte nada à polícia? Mas como alguém poderia acreditar em seus temores quando nem mesmo ela é capaz de saber o que é verdade e o que é mentira? E como Cass pode acreditar em si mesma quando tudo ao seu redor parece provar que está ficando louca?
Cass é uma professora e quando está voltando de um jantar de fim de ano letivo, decide pegar um atalho pelo bosque, mesmo quando seu marido, Matthew, a pede para não fazer isto.
É uma noite chuvosa e ao chegar no fim da estrada do bosque, ela se depara com um carro parado com uma mulher ao volante. Como está tudo embaçado pela chuva, ela não consegue distinguir a face da mulher. Em um primeiro momento, ela pensa que o carro enguiçou, mas como a mulher não faz sinal de ajuda, Cass vai para casa.
No outro dia, uma notícia atormenta Cass: uma mulher foi encontrada assassinada no acostamento do bosque. No mesmo instante a imagem da mulher que Cass viu no dia anterior volta a sua mente, mas ele decide não comentar o fato com ninguém.
"A possibilidade de ter demência me fez perder toda a confiança em mim mesma."
Em meio a culpa de ter deixado a "mulher para morrer", Cass também terá que lidar com os seus frequentes lapsos de memória. Tudo começa a ficar mais sério quando sua amiga, Rachel, pergunta sobre o presente de Susie que ela deveria ter comprado.
Cass está preocupada com isso porque sua mãe foi diagnosticada com demência e logo depois faleceu. Aconteceria o mesmo com ela?
Quando descobre que a mulher morta era Jane, uma amiga que fez na semana passada, o pânico se instaura em Cass. A cada dia os lapsos parecem piorar e coisas estranhas começam a acontecer, tem alguém atrás dela. Será o assassino?
Cass não pode confiar em si mesma. Sua memória estaria lhe pregando uma peça? Ela estaria ficando louca? Ou tudo era real?
Que thriller incrível! Comecei essa leitura sem saber o que esperar e fui arrematada pelo enredo.
Narrado pela Cass, somos capaz de sentir o pânico dela a todo momento e isto é a grande sacada da narrativa. Ela começa a esquecer as coisas que faz durante o dia e isso só vai piorando durante o enredo.
Como ela tem receio de ser diagnosticada com demência, as coisas que começam a acontecer com ela apenas a deixam com medo.
Quando a Cass começa a achar que está sendo perseguida pelo assassino de Jane, tudo desanda de uma vez. O casamento dela que parecia tão perfeito, vai criando rachaduras, e a mente dela entra em pane.
"Continuo lúcida o suficiente para compreender que, apesar de ser minha salvação, o remédio também será minha morte, de uma forma ou de outra."
Os personagens dessa história são muito bem construídos. Cass é uma jovem que perdeu os pais cedo, mas herdou uma boa grana. Ela conhece Rachel, sua melhor amiga, desde sempre e elas possuem uma relação de irmãs. Já o marido, Matthew, ela conhece a relativamente pouco tempo e foi um relacionamento que se desenvolveu rapidamente.
Sério, eu queria muito falar mais sobre esta obra, mas não o posso fazer, infelizmente. O que posso afirmar é que a B. A. Paris vai amarrando todas as pontas da sua história ao longo do enredo e que ela me surpreendeu completamente com o final. Levei um belo tapa na cara quando tudo foi revelado e acredite, tem muita coisa por trás da vida da Cass. Eu só queria gritar lendo as páginas finais!
A escrita é um dos grandes trunfos do livro, já que a autora consegue nos conduzir pela mente da Cass e instaurar todos os medos, dúvidas e certezas da personagem.
O plot twist foi maravilhoso, eu tinha criado algumas teorias ao longo da leitura, mas não consegui chegar perto da que de fato se confirmou verdadeira.
"A culpa e o medo podaram minha confiança."
À Beira da Loucura é um thriller psicológico que vai mexer com o leitor. Junto com a Cass vamos questionar nossa sanidade e não sabemos se podemos confiar na mente dela. Um jogo psicológico foi feito, mas seria por alguém ou pela própria Cass? Quando sua mente falha, no que você pode confiar? A loucura está abraçando a Cass e parece que só resta a ela se jogar do precipício...
Beijos da Lice
Como sempre, inicialmente, parabéns pela escrita. Conseguiu transmitir o enredo sem "dar spoiler". Ainda, a trama pareceu ser muito interessante, principalmente o mote dos lapsos de memória. Excelente sacada que dá margem para muitos desdobramentos. A descricão da sua reacão quando lendo as páginas finais sugere que o autor aproveitou essa margem. Obrigado por compartilhar.
ResponderExcluirSim, os lapsos de memória são um ponto crucial no enredo e que consegue nos envolver por completo. A autora conseguiu me fisgar completamente.
Excluiroi!
ResponderExcluirA história bem amarrada,e um dos finais menos surpreendentes e mais frustrantes que ja li...trata de um suspense razoável...
Uma pena que não tenha sido uma boa experiência para você. Eu realmente gostei do final e ele me surpreendeu no que se trata ao desenrolamento e a junção dos fatos!
ExcluirNossa! Me lembrou American Horror Story: Hotel kkkk
ResponderExcluirJá bolei a teoria de que Cass é assassina, mas ela desassocia e não se lembra dos crimes que comete. Será?
______
Sobre mim:
Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.
______
🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta
Hahahaha é um bom palpite, mas não sei se é isso mesmo.
ExcluirJá li, mas achei bem mais ou menos... Um final mal construído, por sinal... Ao contrário da sua rezenha que até valoriza um pouco a obra.
ResponderExcluirUma pena que não tenha gostado. Realmente foi uma leitura que me fisgou e que gostei muito do final, pois quebrou todas as minhas teorias. Mas, cada um com a sua opinião...
ExcluirNossa mano, eu amei! Alguém me dá esse livro? 😂 Adorei sua resenha e já quero esse livro! ❤
ResponderExcluirObrigada haha Leia, vale muito a pena!
ExcluirNossa, esse livro acabou de entrar na minha lista de desejados e espero logo estar lendo-o. Essa história deve ser fabulosa, que enredo surpreendente e intenso ele possui. A capa também é sinistra, mas bela ao mesmo tempo.
ResponderExcluirTambém acho essa capa linda. Quanto ao enredo, conseguiu me fisgar e adorei. Se ler, depois me conta o que achou!
ExcluirOi, tudo bem? Que resenha mais incrível. E que thriller! Gosto muito de enredos que prendem nossa atenção e nos deixam com falta de ar em alguns momentos. Tinha visto essa capa pela internet e fiquei bem interessada na leitura. Esse é um dos meus gêneros favoritos. Pela capa já percebemos que a história promete. Mais um pra minha listinha. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirObrigada! Espero que possa ler e tirar suas próprias conclusões. Para mim foi uma leitura que valeu muito a pena!
ExcluirOlá
ResponderExcluirUau adoro protagonistas com lapsos de memória, isso dá um tchan a mais no mistério,pois nos faz duvidar do personagem deixando tudo muito mais interessante, estou com uma lista de Thrillers para ler, agora tenho mais um.
Também gosto quando a memória entra em jogo, pois passamos a questionar tudo!
ExcluirOi,tudo bem ?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas fiquei encantada após conhecer o seu ponto de vista da obra e achei a proposta bastante atrativa assim como os trechos ressaltados. Sua nota para a leitura só confirmou seus pontos forte e o quanto o livro é uma boa indicação.
Sim, foi um livro que realmente me agradou, me prendeu e me deu uma boa finalização. Espero que possa ler e tirar suas conclusões!
ExcluirOi Alice,
ResponderExcluirCHO CA DA estou com essa história!!!!!! Confesso que não leio thrilers por motivos de: medo até da minha sombra, mas eu fiquei completamente fascinada pela premissa desse livro.
Saber que a escrita da autora faz com que a gente entre na mente da personagem e sofra das mesmas dúvidas que ela, me deixou arrepiada. Quero ler esse livro pra ontem, socorro!
Grande beijo,
https://almde50tons.wordpress.com/
Adoro livros de suspense, mas esse eu ainda não comprei, pois li críticas bem divididas. Muita gente amou e muita gente detestou. Quero eu mesma ler e tirar conclusão, mas já fiquei mais animada ao ler sua resenha e a nota que você atribuiu a ele. Assim que eu terminar o livro que estou lendo, vou comprar este.
ResponderExcluirBeijos,
https://blogmetamorfoses.com